Você que gerencia ou que é dono de um negócio, precisa de informações para tomada de decisões e uma forma de obtê-las é através dos famosos KPIs.
KPI vem da expressão Key Performance Indicator (indicador chave de performance) que são métricas (forma de medição) de alguma atividade em desenvolvimento. Esta prática se iniciou no início do século XIX na Escócia, nos moinhos de algodão de Robert Owens, que passou a monitorar o desempenho de seus trabalhadores.
Um bom KPI deve ser relevante, mensurável, possuir periodicidade e ter um responsável por monitorá-lo e gerenciá-lo
É mais fácil explicar com exemplos:
Para manutenção de máquinas e equipamentos temos os indicadores com MTBF (Mean Time Between Failures – tempo médio entre falhas); MTTR (Mean Time To Repair – tempo médio para reparo), OEE (Overall Equipment Effectiveness – Eficácia Geral dos Equipamentos), Downtime (Tempo de Inatividade do Equipamento), LCC (Life Cycle Cost – Custo do ciclo de vida), entre outros.
Para gerenciamento da produção, temos: Capacidade Instalada, Horas Trabalhadas, Produtividade Homem/Hora (por exemplo: peças montadas por hora), etc.
Para um departamento de vendas podemos ter: Número de novos Clientes, Ticket Médio, Taxa de conversão, Índice de sucesso de orçamentos, etc.
Você mesmo pode criar suas métricas para qualquer setor da empresa.
Lembre-se sempre: “O que não pode ser medido não pode ser gerenciado”
Com a experiência da LAECAM podemos ajudá-lo a construir um sistema robusto para a inteligência e sucesso do seu negócio.
Luis Santos
Co-fundador da LAECAM